Páginas

Lixo eletrônico: o que fazer após o término da vida útil dos seus aparelhos? Conheça o impacto do lixo formado por PCs, celulares e outros no meio ambiente e saiba que medidas podem ser tomadas para prevenir o desperdício. Aprenda ainda como descartar seu eletrônico usado.


Quando falamos em lixo eletrônico, a primeira coisa que vem à mente são aqueles incômodos spams que ocupam espaço na caixa de email, trazendo vírus e corrompendo o seu computador. Porém, não é deste lixo que estamos nos referindo.
Os resíduos eletrônicos, também denominados de e-lixo (e-waste em inglês) são os vilões do momento. Eles nada mais são do que artigos eletrônicos que não podem mais ser reaproveitados, como computadores, celulares, notebook, câmeras digitais, MP3 player, entre outros. São considerados lixos eletrônicos também artigos elétricos de casa, como geladeiras, microondas e o que mais você usar em casa que, descartados, podem poluir o planeta.
Quando você troca seu equipamento eletroeletrônico, saiba que ele poderá prejudicar o meio ambiente. Estes equipamentos são produzidos com substâncias nocivas, e uma vez descartados de forma incorreta em locais pouco apropriados como lixões e perto de lençóis freáticos tornam-se problemas ainda maiores. 
Números que impressionam

Para se ter uma idéia, os resíduos eletrônicos já representam 5% de todo o lixo produzido pela humanidade. Isso quer dizer que 50 milhões de toneladas são jogadas fora todos os anos pela população do mundo.

O Brasil produz 2,6Kg de lixo eletrônico por habitante, o equivalente a menos de 1% da produção mundial de resíduos do mundo, porém, a indústria eletrônica continua em expansão. Até 2012 espera-se que o número de computadores existentes no país dobre e chegue a 100 milhões de unidades.
Deste total, 40% se encontram na forma de eletrodomésticos. Aqui no Brasil são fabricados por ano 10 milhões de computadores, e quase nada está sendo reciclado. Apenas de celulares e as baterias que são fabricadas através de componentes tóxicos, são 150 milhões.  
Entrarão no mercado anualmente mais 80 milhões de celulares, mas somente 2% serão descartados de forma correta. Os outros 98% serão simplesmente guardados em casa ou despejados no lixo comum, criando ainda mais impacto ambiental.


Rapidez na troca de equipamentos

A vida moderna está cada vez mais veloz, e as novidades que antes demoravam anos para chegar ao Brasil, atualmente podem ser conhecidas em tempo real. Os lançamentos são mundiais e cada vez mais há novos produtos sendo oferecidos no mercado.
O usuário médio de computadores nos Estados Unidos, por exemplo, troca seus equipamentos eletrônicos a cada 18 a 24 meses. Isso quer dizer que o usuário não mantém seu companheiro de escrivaninha por mais de dois anos. E com isso, dá-lhe lixo nas lixeiras.
Além disso, muito dos materiais utilizados no computador devem ser retirados da natureza, iniciando já na extração o impacto sobre o meio ambiente. Isso faz com que cada vez mais seja necessário trabalhar com a reciclagem. Cada computador utiliza materiais diversos que podem ser reciclados.
      
A sociedade da informação e o desafio da sucata eletrônica


        
     Vivemos na era da modernidade , em um tempo onde a tecnologia facilita atividades rotineiras e propicia melhores condições de vida, nos tornando societários da informação. A evolução dos computadores, a integração da pessoas em rede diminuindo o espaço físico, a constituição de sistemas inteligentes, telecomunicações por satelite, dentre outras especializações da area de TI (Tecnologia da Informação) proporcionam maior flexibilidade na atuação pessoal e profissional dos indivíduos. A informatica oferece subsídio às demais áreas na aquisição do conhecimento, proporcionando maior agilidade na execução de tarefas necessárias à vivência do homem. A ultilização inconsciente e/ou incorreta da tecnologia pode gerar varias consequências, sendo uma delas, a poluição eletrônica, com seus componentes químicos causa poluíção no meio ambiente e danos à saúde.
      

Introdução

A ultilização de tecnologia para o favorecimento do ser humano proporciona uma melhoria de vida , no entanto a aquisição e descarte inconciente de aparelhos eletroeletrônicos prejudicam o meio ambiente.Sendo a informatica a fonte de conhecimento global , é necessária uma conscientização na fabricação , aquisição e reciclagem desse material , para evitar a poluição eletrônica , ou por assim dizer , sucata eletrônica.


Os danos causados pelos componentes tóxicos


Chumbo - Causa danos ao sistema nervoso e sanguíneo. Onde é usado: Computador, celular, televisão.


Mercúrio - Causa danos cerebrais e ao fígado. Onde é usado: Computador, monitor e TV de tela plana.

Cádmio - Causa envenenamento, danos aos ossos, rins e pulmões. Onde é usado: Computador, monitores de tubo antigos, baterias de laptops.

Arsênico - Causa doenças de pele, prejudica o sistema nervoso e pode causar câncer no pulmão. Onde é usado: Celular.

Belírio - Causa câncer no pulmão. Onde é usado: Computador, celular.


Retardantes de chamas (BRT) - Causam desordens hormonais, nervosas e reprodutivas. Onde é usado: Diversos componentes eletrônicos, para prevenir incêndios.

PVC - Se queimado e inalado, pode causar problemas respiratórios. Onde é usado: Em fios, para isolar corrente.


Fontes: Greepeace e eWaste Guide

Partes editadas: http://www.htmlstaff.org/ver.php?id=7220

Chumbo, mercúrio e cádmio. Esses são alguns dos elementos que estão nos computadores, celulares e TVs de plasma.

       Vilões silenciosos. É assim que a engenheira ambiental define os componentes tóxicos presentes nos equipamentos eletrônicos e baterias, que podem pôr em risco a saúde dos seres humanos casos estes materiais não sejam descartados de forma apropriada.

     “Os indivíduos envenenados por esses elementos químicos, como chumbo, mercúrio e cádmio, serão tratados pelos sintomas. Dificilmente o médico vai identificar o que causou a doença, a não ser que o índice de recorrência em certa região seja muito alto”.





Fonte: http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2007/04/26/idgnoticia.2007-04-25.3237126805/
Componentes do computador (substâncias).





Fonte: http://www.baixaki.com.br/tecnologia/2570-lixo-eletronico-o-que-fazer-apos-o-termino-da-vida-util-dos-seus-aparelhos-.htm


Lixo Eletrônico - O cenário atual

O aumento na quantidade de e-lixo torna imprescindível a destinação correta deste material, visando à sustentabilidade dos negócios e à preservação do meio ambiente

A constante modernização dos equipamentos eletroeletrônicos lançados pela indústria aliado ao bom momento econômico vivido no Brasil geram um aumento exponencial na geração do chamado e-lixo, o lixo tecnológico. São celulares, computadores, notebooks, monitores, televisões, linha branca e toda sorte de equipamentos que necessitam ser corretamente descartados e reciclados evitando que causem problemas ambientais sérios.






Partes editadas a partir  da bibliografia :